Etapas de processo de enfermagem
É um método utilizado para se implantar, na prática profissional, uma teoria de enfermagem. O processo de enfermagem fornece estrutura para a tomada de decisão durante a assistência de enfermagem, tornando-a mais científica e menos intuitiva (JESUS, 2002).
A ciência da enfermagem está baseada em uma ampla estrutura teórica, e o processo de enfermagem é uma das ferramentas por meio da qual essa estrutura é aplicada à prática de enfermagem ou seja, é o método de solução dos problemas do cliente.
Etapas do Processo de Enfermagem
Primeira Etapa /Segunda Etapa
Diagnósticos de Enfermagem
Terceira Etapa / Quarta Etapa
Implementação da assistência de enfermagem
Quinta Etapa
Investigação
Planejamento
Avaliação
INVESTIGAÇÃO
Consiste na coleta de informações referentes ao estado de saúde do cliente, da família e da comunidade (definidos de acordo com a teoria de enfermagem utilizada como marco conceitual), com o propósito de identificar as necessidades, os problemas, as preocupações e as reações humanas desse cliente. As informações devem ser o mais precisas e fidedignas possível.
INVESTIGAÇÃO
1. 2. 3. 4. 5.
COLETA DE DADOS, VALIDAÇÃO DOS DADOS, AGRUPAMENTO DOS DADOS, IDENTIFICAÇÃO DE PADRÕES, COMUNICAÇÃO E REGISTRO DE DADOS
COLETA DE DADOS
Os dados referentes ao estado de saúde do cliente são investigados de maneira direta e indireta. DADOS DIRETOS: anamnese, exame físico DADOS INDIRETOS: familiares, amigos, prontuários, registros de outros profissionais, resultados de exames, outros.
OBJETIVOS - o que é observável SUBJETIVOS o que a pessoa afirma, declara, infere.
ANAMNESE
Termos grego ANA = Recordar MNESIS = Memória É o núcleo em torno do qual se desenvolve toda a relação profissional-paciente, sendo o elemento básico na tomada de decisões diagnósticas e terapêuticas.
Objetivos da anamnese ou entrevista
Estabelecer condições para a relação profissional paciente. Fazer a história clínica e conhecer os fatores pessoais,