Etapa final Algoritimos e Programação
Nesta ATPS vamos desenvolver um software para gerenciar o corte visando um aproveitamento sobre corte em bobina de papel jumbo eliminando o máximo possível de refugos e perdas.
1.1 – Relatório 1Conceitos Fundamentais de Programação
Noção de Algoritmo
O significado da palavra é muito similar ao de uma receita, procedimento, técnica, rotina. Um algoritmo é um conjunto finito de regras que fornece uma sequência de operações para resolver um problema específico.
Um algoritmo opera sobre um conjunto de entradas (no caso do bolo, farinha ovos, fermento, etc.) de modo a gerar uma saída que seja útil (ou agradável) para o usuário (o bolo pronto). Um algoritmo tem cinco características importantes:
Pseudo Linguagem
Emprega uma linguagem intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação para descrever os algoritmos.
Não existe consenso entre os especialistas sobre qual seria a melhor maneira de representar um algoritmo. Atualmente a maneira mais comum de representar-se algoritmos é através de uma pseudo-linguagem ou pseudo-código. Esta forma de representação tem a vantagem de fazer com que o algoritmo seja escrito de uma forma que está próxima de uma linguagem de programação de computadores.
Estrutura de um Programa:
Podemos levar em conta que o tipo de programa a ser utilizado para desenvolvimento de determinado trabalho pode se tratar de um sistema de computador que irá realizar a tarefa. Como programa pode citar: Portugol, Cobol, Fortran entre outros.
Tipos primitivos para representação de Dados e Variáveis:
Inteiro: Define variáveis numéricas do tipo inteiro, ou seja, sem casas decimais.
Real: Define variável numérica do tipo real, ou seja, com casas decimais.
Caractere: Define vaiáveis do tipo string, ou seja, de cadeia de caractere.
Lógico: define variáveis do tipo booleano, ou seja, com valor verdadeiro ou falso.
Desenvolvimento da Função matemática para calculo do peso teórico de uma bobina