Etapa 4 passo
Métodos de orçamento de capital:com risco
O risco é uma incerteza e instabilidade um investimento chamado livre risco é se o retorno é estável ou confiável. Todos investimentos de capital com exceções das letras emitidas pelo governo americano,possuem algum tipo de risco.
1. Abordagem Equivalente á certeza (AEC)
É referente ao valor de certeza que entrara em caixa e os fluxos serão convertidos em fluxos de caixa sem risco (certos), descontados pela taxa livre de retorno.
2. Analise de sensibilidade
É um estudo de “hipóteses ou suposições” que mensura mudanças entre VPL e TIR o grau de sensibilidade é descobrir o grau de sensibilidade do VPL e TIR e as mudanças em uma dada variável entre os dois projetos o mais sensível é o que representa maior risco.
3. O CAPM no orçamento de capital de risco
É utilizado para calcular uma taxa requerida de retorno para um projeto assim o projeto que maior apresentar beta será o mais arriscado.
4. Técnicas de simulação
As técnicas medem o risco e o retorno que o projeto tem, com vários aplicativos disponíveis para processamentos de simulações .
5. Ajustamento pela inflação
É referente a uma alta taxa de preços numa economia quando a inflação aumenta o valor real dos fluxos de caixa sempre diminui.
Passo 2
Ki= Rf+B.(Km-Rf)
Ki=0,08+1,5.(0,16-0,08)
Ki=0,08+1,5.(0,08)
Ki=0,08+0,12
Ki=0,20.100