Etapa 4 atps teoria da contabilidade
TEORIA DA CONTABILIDADE
SP - São Paulo
Participantes do grupo:
Anderson Brito de Souza RA: 4200050912
Celso Claudio de Faria Filho RA: 4200050914
Felipe Peres Cristovão RA: 4240834823
Gustavo Henrique Lopes Silva RA: 4470872127
TEORIA DA CONTABILIDADE
ATPS – Etapa 04
Aula-tema: O Balanço Patrimonial (BP); A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC).
Trabalho do 2° Sem. Administração & Ciências Contábeis Apresentado à disciplina de Teoria da Contabilidade
Sob a orientação do professor Custódio de Santana.
São Paulo
22/11/2012
Sumário
Lauda 1 1
Lauda 2 2
Lauda 3 3
Tabelas 6
Bibliografia 11
LAUDA 1
Importante também verificar de onde surgiram as sociedades anônimas e as transformações que estas sofreram até chegarem à maneira como as conhecemos. A maioria dos autores fala em três fases quanto ao desenvolvimento das sociedades anônimas.
Num primeiro momento teríamos as grandes sociedades que se formaram para a exploração do chamado “novo mundo”. Essas sociedades seriam o embrião das sociedades anônimas contemporâneas. Elas eram formadas por capitais públicos e particulares e eram concedidas mediante privilégio. Outros autores chamam esse regime de privilégio de outorga.
O segundo momento é aquele em que as sociedades anônimas não mais eram formadas por privilégio, mas precisavam de autorização para funcionar. Foi nesse momento que o capitalismo realmente abraçou as sociedades anônimas devido a sua grande força para mobilização de capitais visando a um fim econômico. O período de liberdade para a constituição e funcionamento das sociedades anônimas também é chamado de período da regulamentação, o que parece mais adequado porque essa liberdade de constituição e fundamento esta subordinada à observância de