etapa 3 -quimica
No processo industrial de obtenção de 40 kg de alumínio, são geradas quantas toneladas de CO2?
São gerados 4,48 kg de CO2 para obter 40kg de aluminio , e se deu se inicio através da extração da bauxita, processo em que a emição de CO2 não é tão alarmante,segundo pesquisas da abal o Brasil emite entre 50 e 52 kg toneladas de alumínio. Fator causado pela bauxita que se encontra em fácil acesso no solo, para sua obtenção; porém a maior preocupação esta presente nos seguintes procedimentos: na produção da alumina ,onde possui a pegada de carbono 1.120kg de CO2 por toneladas de alumínio.
Quantos quilos de bauxita são necessários produzir 40 kg de alumínio?
Para se obter os 40 kg de alumínio são necessários 160 kg de bauxita, sendo 4 toneladas de bauxita para compor 1 tonelada de alumínio, apresentando uma porcentagem de 29,99% de alumina aproveitável e produtiva.
Considerando as informações sobre a quantidade de alumínio usado nos veículos e percentual de reciclagem. Analisar a situação do Brasil e EUA e refletir sobre a participação desses dois países com relação aos aspectos ambientais.
Os dados revelados por estudos da associação do alumínio , reuniu entidades produtoras de alumínio instalado nos EUA ,que quantifica o empacto ambiental de um produto durante sua vida útil ,e da exploração da matéria prima e produção até eleminação ou reciclagem. Estudos mostram que nos EUA o volume de fundidos utilizados é de 95% nas indústrias automotivas é crescente, porém na ultilização do alumínio para automotivos,o Brasil tem muito a evoluir usando em veículos a porcentagem de reciclagem.
No entanto o Brasil lidera como o país que mais recicla o aluminio ,pois o principal produto que retorna ao mercado após o consumo é a latinha,usada no país para produção de recipientes de alumínio , investem em marketing para orientação das mesmas pós consumo.
“A reciclagem do alumínio contribui par o desenvolvimento