ATPS Quimica Etapa 3
O potássio ajuda a promover a dilatação dos vasos e melhora o fluxo sanguíneo. Além disso, o mineral melhora a sensibilidade à insulina, auxiliando os pacientes que desenvolvem resistência ao hormônio.
As principais fontes de potássio são os alimentos ricos no mineral, como melão e tomate, e os sais que substituem o sal de cozinha convencional, conhecidos no mercado como light.
Sódio
O sódio é um nutriente essencial e importante para a manutenção das funções fisiológicas, como o balanço hidroeletrolítico, a transmissão do impulso nervoso e a contração muscular. No entanto, o excesso de sódio consumido é um fator conhecido por influenciar no desenvolvimento da hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, derrames e câncer de estômago. Quase tudo que o corpo necessita para funcionar corretamente pode se transformar em um problema se as quantidades não forem ingeridas corretamente, seja por excesso ou por carência. O sódio é um desses produtos que podem causar consequências graves se ingeridos em excesso, ocasionando inchaço das extremidades. Isso ocorre principalmente porque os rins são responsáveis por eliminar o sal do corpo e, se há muito sal, não consegue eliminá-lo rápido o suficiente, causando retenção de líquidos. Essa retenção pode acontecer também ao redor do coração, impedindo que o mesmo funcione adequadamente.
Bomba sódio e potássio
A diferença da concentração intracelular e extracelular de substâncias e íons através da membrana plasmática pode ser mantida por transporte passivo (sem gasto de energia, sendo o caso da difusão e da osmose) ou por transporte ativo (com gasto de energia, caso da bomba de sódio e potássio).
A bomba de sódio e potássio é um exemplo de transporte ativo. A concentração do sódio é maior no meio extracelular enquanto a de potássio é maior no meio intercelular. A manutenção dessas concentrações é realizada pelas proteínas transportadoras que capturam íons sódio (Na+) no citoplasma e bombeia-os para fora