etapa 3 atps gerenciamento de custos
O ponto de equilíbrio (também chamado de Ponto de Ruptura ou de Equivalência) representa o nível de volume de vendas no qual a receita da empresa será igual aos seus gastos (custos e despesas) totais. A receita que corresponde aos gastos totais da empresa é chamada de receita de equilíbrio. Em consequência, qualquer nível de venda inferior ao do ponto de equilíbrio significará perdas, representando, inversamente, lucros, quaisquer níveis de vendas que excedam a receita de equilíbrio.
O ponto de equilíbrio equivale ao lucro variável. É a diferença entre o preço de venda unitário do produto e os custos e despesas variáveis por unidade do produto. Isto significa que, em cada unidade vendida, a empresa terá um determinado valor de lucro. Multiplicado pelo total das vendas, teremos a contribuição marginal total do produto para o lucro da empresa. Em outras palavras, Ponto de Equilíbrio significa o faturamento mínimo que a empresa tem que atingir para que não tenha prejuízo, mas que também não estará conquistando lucro neste ponto.
1.1. Procedimento Aritmético
O método aritmético de determinação da Receita de Equilíbrio perde do procedimento gráfico em termos de expressão visual, mas, ganha em termos de simplicidade por dispensar réguas, esquadros e habilidades especiais para o desenho. A formula básica da Receita de Equilíbrio: Receita de Equilíbrio = Total dos gastos fixos Total dos gastos variáveis Total das vendas liquidas2.4 INTERVALO SIGNIFICATIVOO Intervalo significativo visa delimitar graficamente a área de real validade da relação gasto – renda - volume demonstrada na análise. A delimitação dessa área varia de empresa para empresa, representando basicamente, o intervalo dos níveis de atividade para os quais os gastos fixos da empresa deverão manter-se inalterados.
2. Custeio ABC
O sistema de custeio baseado em atividades (ABC – Activity Based Costing) procura, igualmente, amenizar as distorções provocadas pelo uso do rateio,