Etapa 2
Etapa 2
Passo1
Muitas pessoas confundem o conceito de fluxo de caixa com um conceito contábil que é o termo lucro, a grande diferença entre eles é que o fluxo de caixa é uma projeção se um investimento é viável ou não, já o lucro contábil olha somente o lucro ocorrido. A segunda diferença entre eles é sobre como consideram os valores no tempo, já que existem dois conceitos diferentes quanto à data a ser considerada de determinado valor: • Conceito de competência (econômico): é o conceito utilizado nas demonstrações financeiras como DRE ou balanço patrimonial. Esse conceito implica considerar os valores por apropriação, ou seja, a referencia é quando há ocorrência do fato gerador do valor a que período de tempo ele compete, da o termo competência. • Conceito de caixa (financeiro): é o conceito utilizado para o gerenciamento das operações diárias da empresa no fluxo de caixa. Esse conceito é adotado pela tesouraria da empresa e implica considerar os valores por data de pagamento ou recebimento independente de quanto foram gerados.
Um exemplo é quando é feito um pagamento para trinta dias, por exemplo, em janeiro, para recebimento em fevereiro, no conceito de competência o pagamento deve ser considerado em janeiro, pois é quando foi efetivada a venda do produto. Já no conceito de caixa a entrada deve ser considerada em fevereiro que é quando realmente o dinheiro entrara de fato no caixa da empresa.
O termo fluxo de caixa como o próprio nome diz utiliza o conceito de caixa considerando os valores apenas quando são efetivamente pagos. E podemos definir o conceito de fluxo de caixa de uma maneira simples a facilitar seu entendimento e representação como veremos a seguir: • Fluxo de caixa positivo: seta para cima • Fluxo de caixa negativo: seta para baixo • O tempo é representado por uma reta com as indicações das datas (dias, meses, ano) que representam cada fluxo.
Exemplo:
Passo 2
Planilha Excel em