Etapa 2 Teoria da Contabilidade
ETAPA 2
Aula-Tema: Os Princípios Fundamentais d Contabilidade segundo o CFC e o CPC.
Passo 2
Discutir em equipe a importância dos princípios fundamentais de contabilidade e a importância dos princípios contábeis para as empresas.
A Contabilidade permite através de suas técnicas, manter um controle permanente do Patrimônio da empresa, além de fornecer informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Consiste também no conjunto de conhecimentos sistematizados, com princípios e normas próprias.
Portanto, o Conselho Federal de Contabilidade instituiu as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) e os Princípios de Contabilidade, definidos em: Princípio da Entidade; Princípio da Continuidade; Princípio da Oportunidade; Princípio do Registro pelo Valor Original; Princípio da Competência; e Princípio da Prudência.
Tendo em vista o caráter regulamentador dos Princípios Fundamentais de Contabilidade, estes devem ser obrigatoriamente observados no exercício da profissão contábil e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). Para Sá (2007, p. 20), a importância destes princípios é dada por possibilitarem a uniformidade das terminologias utilizadas pelos profissionais da área e a fidelidade demonstrativa do patrimônio e serem instrumentos de base para a normatização da atividade contábil.
Além disso, é embasado nas informações fornecidas pela contabilidade, que pessoas fazem investimentos, fornecedores acreditam na capacidade que a empresa tem de saldar suas dívidas, bancos e instituições decidem o quanto de financiamento pode ser proporcionado à organização, governo calcula impostos devidos, gestores tomam decisões internas, enfim, a Contabilidade é um importantíssimo instrumento para decisões de usuários internos e externos.
Para o Conselho Federal de Contabilidade, deve se entender o que o art. 2º da Resolução nº 750/93 estabelece:
“Os Princípios Fundamentais da