ccna4
WAN é uma rede de comunicação de dados que funciona além do escopo geográfico de uma rede local.
As WANs são diferentes das redes locais em vários aspectos. Enquanto uma rede local conecta computadores, periféricos e outros dispositivos em um único prédio ou outra área geográfica menor, uma WAN permite a transmissão dos dados em distâncias geográficas maiores. Além disso, uma empresa deve contratar um provedor de serviço WAN para utilizar os serviços de rede dessa operadora. As redes locais costumam ser da companhia ou organização que as utilizam.
As WANs utilizam instalações fornecidas por um provedor de serviços ou operadora, como uma companhia telefônica ou empresa de cabeamento, para conectar os locais de uma organização aos locais de outras organizações, a serviços externos e a usuários remotos. As WANs normalmente transportam vários tipos de tráfego, como voz, dados e vídeo.
Aqui estão as três principais características das WANs:
As WANs normalmente conectam dispositivos separados por uma área geográfica maior do que a que pode ser atendida por uma rede local.
As WANs utilizam os serviços das operadoras, como companhias telefônicas, empresas de TV a cabo, sistemas de satélites e provedores de rede.
As WANs utilizam conexões seriais de vários tipos para fornecer acesso à largura de banda em grandes áreas geográficas.
Por que as WANs são necessárias?
As tecnologias de rede local fornecem velocidade e economia na transmissão de dados em organizações em áreas geográficas relativamente pequenas. No entanto, há outras necessidades de negócios que precisam de comunicação entre locais remotos, inclusive as seguintes:
As pessoas no escritório regional ou nas filiais de uma organização precisam ser capazes de se comunicar e compartilhar dados com o local central.
As organizações normalmente desejam compartilhar informações com outras organizações em grandes distâncias. Por exemplo, fabricantes de software sempre comunicam