TEORIA DA CONTABILIDADE ETAPA 1 E 2
A contabilidade é o instrumento que fornece informações para a tomada de decisões, tanto dentro quanto fora das organizações.
Podemos definir a contabilidade como uma ciência social, já que permite através de avaliações, verificar o progresso das entidades, permite reconhecer a posição de rentabilidade financeira, gerando subsídios aos tomadores de decisão, auxiliando os acionistas e investidores a conhecerem a realidade da empresa, os fornecedores ficam sabendo se a empresa tem condições de pagar por suas compras a prazo, além de bancos, governo ou outros usuários que fazem o uso das informações geradas através dos relatórios contábeis. No que diz respeito à metodologia de mensuração, reúne o social e o quantitativo, através da soma do passivo ao patrimônio líquido chega-se ao ativo da empresa.
2. Objetivo da contabilidade
A contabilidade tem como objetivo, permitir que usuários avaliem a situação econômica e financeira da organização e possam tomar decisões a partir das informações obtidas.
Definida como um sistema de informação e avaliação, a contabilidade tem como finalidade fazer análise e demonstração financeira, econômica, física e de produtividade, além de fornecer essas informações aos usuários. Considera-se como usuário pessoa física ou jurídica que tenha interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade.
As empresas ao evidenciar ou divulgar todas as informações que contribuem para a adequada avaliação de sua situação patrimonial e de resultados permitem que se chegue a conclusões em relação ao futuro das mesmas, as informações que não estiverem explícitas na demonstração financeira devem constar em Notas Explicativas ou Quadros Complementares.
Se as informações contábeis não estiverem sendo utilizadas é possível que algo esteja atrapalhando essa disponibilidade de informações, tais como:
Deficiência na estrutura