Etapa 2 do atps de instrumentacao industrial
Aula-tema: Princípio de funcionamento dos elementos sensores tipicamente empregados na indústria.
Essa atividade é importante para avaliar os principais equipamentos sensores utilizados na medição de pressão.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Equipe)
Faça um levantamento dos principais equipamentos utilizados na medição de pressão.
Passo 2 (Equipe)
Pesquise na literatura os principais métodos de medição de pressão, sua utilização, escalas de pressão, princípio de funcionamento, características e toda informação que julgar pertinente.
Passo 3 (Equipe)
Faça um estudo sobre a teoria dos erros e, para cada método pesquisado, explicar qual o erro a que está sujeito em suas medições.
Passo 4 (Equipe)
Elabore um relatório da Etapa 2, formatado conforme a padronização mostrada no início da atividade e entregar ao professor da disciplina para discussão.
Virtualmente, todas as medidas de pressão são baseadas no princípio do manômetro ou no conceito de deformação por pressão de um material sólido tal como cristal, membrana, tubo ou placa e, então, na conversão daquela deformação em um sinal elétrico ou em uma leitura mecânica. As medidas de pressão podem estar em modo estático ou dinâmico.
A medição e o controle da pressão têm como objetivos a proteção de equipamentos; a proteção de pessoal; a medição de outra variável, por inferência; o controle do processo, para a obtenção do produto dentro das especificações exigidas.
Um transdutor de pressão é um dispositivo que converte uma pressão medida (“sentida”) em um sinal mecânico ou elétrico. O Sensor é usualmente um elemento primário que é constituído por um elemento elástico que se deforma ou deflete sob pressão. Podemos citar, como elementos elásticos: o tubo de Bourdon, o fole e o diafragma. Um elemento transdutor secundário (comumente chamado de transdutor elétrico) vai converter esta deformação em um sinal mensurável. Os transdutores de pressão