ETAPA 2 DESENVOLVIMENTO
O papel da família no desenvolvimento e crescimento da criança na primeira infância é fundamental, sendo que a qualidade no cuidado tanto no aspecto físico e social depende das condições socioeconômicas e psicossociais, no entanto, a desigualdade social no Brasil, em especial no nordeste, ainda não garante à criança o direito de usufruir dessas condições. (ANDRADE et al, 2005). Em lares em que revelam alguma instabilidade de baixa renda, baixa escolaridade em especial do cuidador, ausência paterna e a falta de acesso a bens e serviços, compromete a satisfação das necessidades para o desenvolvimento da criança. Entretanto, a sensibilidade e responsividade do cuidador podem ainda ter maior impacto no desenvolvimento, sendo o modo como é cuidado fazer a diferença no desenvolvimento.
O ambiente familiar exerce um efeito marcante no desenvolvimento da criança, sendo a família mediadora entre criança e sociedade, essa troca de relação da criança com o mundo, permite transformações sociais gerando mudanças na estrutura familiar. Segundo a ecologia do desenvolvimento humano, formulada por Bronfenbrenner & Ceci, salienta a complexidade das inter-relações no ambiente imediato. Ele depende da existência e natureza das interconexões com outros ambientes complementares, permitindo contextualizar os fenômenos do desenvolvimento nos vários níveis do mundo social.
É contraditório em que um ambiente familiar em que a infância deveria ser protegida, acolhida e segura para muitas crianças não existe, convivem com situações que as colocam em riscos e