Glicose
Existem varios fontes energeticas, temos os carboidratos, proteínas e lipideos, sendo que ocorre a respiração celular que é a conversão dessas fontes energeticas em apenas uma molecula que é o ATP.
O que é o ATP? Significa Trifosfato de Adenosina ou Adenosina Trifosfato, o ATP é um nucleotideo, no caso uma Adenosina ligada a uma Ribose, ligada a 3 Fosfatos. A importancia do ATP é que entre os fosfatos ele armazena muita energia que atua como uma moeda celular, ou seja, uma forma de transportar energia. E essa energia pode ser utilizada em diversos processos biologicos, tais como: o transporte ativo de moleculas, sinteze e secreção de substancias, locomoção, divisão celular e entre outras. E é importante dizer que o ATP não serve como uma reserva de energia para a estocagem a longo prazo, essa energia pode ser transferida para carboidratos ou para lipideos.
A Glicolise é a principal fonte de energia para as celulas, que são divididas em três etapas: a glicolise, o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória.
A Glicose é uma molecula com 6-CO2 e é a Glicolise que que vai quebrar a glicose ao meio, formando 2 moleculas com 3- CO2 cada uma que é o piruvato ou ácido-piruvico. Para que aconteça essa quebra vai ocorrer um gasto de 2 ATPs, sendo que isso não é um problema, pois até o final da glicolise haverá uma produção de 4ATPs, então no "saldo" final da glicolise serão 2ATPs.
A glicose tambem faz outro papel muito importante que é a oxidação da molecula de glicose (ela começa esse processo), onde ela retira os eletrons (picos de energia) da glicose e passa eles para uma molecula chamada NAD+, que recebe esses eletrons transforma-se em NADH.
Sendo o relatório supracitado é uma das etapas, no qual terá continuação no cilco de Krebs. Ou seja, as etapas da glicolise acontecem no Citoplasma das celulas é o piruvato criado entra dentro da mitocondria, na chamada matriz mitocondrial. Quando ele