Etapa 2 Contabilidade Gerencial 1
Passo 2
Definição de Custos
Custos são os gastos incorridos e necessários para que o produto seja produzido ou serviço seja realizado.
Custos Diretos
São os gastos relacionados diretamente com o produto ou serviço. Em uma indústria, por exemplo, a mão de obra utilizada na fabricação do produto é um custo direto da produção.
Custos Indiretos
São os gastos que não se consegue relacionar diretamente com o produto ou serviço. O aluguel de uma fábrica, por exemplo, é um custo indireto, pois é necessário para que o produto final seja fabricado mais não está diretamente ligado à produção.
Custos Fixos
São custos considerados inalterados dentro de um intervalo relevante de produção ou venda.
Apesar de serem denominados como fixos esses custos podem variar em função da capacidade ou intervalo da produção.
Custos Variáveis
São os custos que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período.·.
Perdas
São fatos extraordinários incorridos que não fazem parte dos custos normais de produção. Um exemplo de perda, é a deteriorização de um insumo ou um incêndio ocorrido na fábrica.
Investimentos
São gastos realizados nas aquisições de ativos que serão imobilizados.
A definição de investimento aplica-se tanto à compra de máquinas, equipamentos e imóveis para a instalação de unidades produtivas como à compra de títulos financeiros (letras de câmbio, ações).
Bases de Rateio
Representa a alocação de custos indiretos aos produtos em fabricação, segundo critérios racionais. Exemplo: depreciação de máquinas rateada segundo o tempo de utilização (h/m) por produto etc. Custo ABC ou Custeamento por atividades
Procura aprimorar o custeamento dos produtos, através de mensurações corretas dos custos fixos indiretos, em cima das atividades geradoras desses custos, para acumulação diferenciada aos custos dos diversos produtos da empresa.