Contabilidade Gerencial ATPS ETAPA 1 E 2
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Belo Horizonte
2013
ETAPA 1: CONTABILIDADE GERENCIAL COMO SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL. ETAPA 2: CONTABILIDADE DIVISIONAL: CONTABILIDADE POR RESPONSABILIDADE E UNIDADES DE NEGÓCIOS.
Trabalho apresentado à disciplina Contabilidade Gerencial Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte.
Belo Horizonte
2013
Sumário
1 - Arquitetura de um sistema de informação contábil gerencial 4
2 - Fundamentos de um sistema de informação contábil. 5
1 - Arquitetura de um sistema de informação contábil gerencial
A informação contábil precisa atender a dois pressupostos básicos, para que tenha validade no processo de gestão administrativa, são eles:
a) Necessidade de Informação
A necessidade da informação é determinada por seus consumidores que são os usuários finais dessa informação. Assim, a informação deve ser construída para atender a esses consumidores e não aos contadores. O Contador Gerencial deve fazer um estudo básico das necessidades de informações a partir das decisões chaves, que serão tomadas baseadas no Sistema de Informação Contábil Gerencial.
Para que um sistema de informação contábil seja vivo dentro de uma empresa é preciso o apoio da alta administração da companhia e consequentemente essa necessidade tem que ser entendida pela alta cúpula da empresa, fazendo com se desenvolva e mantenha adequadamente o sistema de informação. Esse processo é chamado de “retaguarda”, e é necessário, pois um Sistema de Informação Contábil Gerencial é abrangente e deve atender a toda a empresa.
A necessidade da informação aliada ao absoluto respaldo ao contador e a seus sistemas é o elemento vital para o sucesso de um sistema de informação contábil, caso esses conceitos não estejam presentes no ambiente da cúpula administrativa da entidade é tarefa do