Etapa 1 Passo 3
Para a elaboração deste trabalho tivemos que analisar os dados financeiros da empresa Natura Cosméticos S.A.. afim de elaborar um relatório com um Parecer Contábil.
A Natura Cosméticos é uma empresa brasileira que atua no setor de produtos de tratamento para o rosto e o corpo, banho, óleos corporais, perfumaria, etc. Fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra, atualmente está presente em mais de 5 países além do Brasil, pretendendo expandir seus negócios para a América do Norte. Seu comprometimento com a preservação da natureza faz com que seja uma das principais empresas para se investir, sendo por fim, considerada “A marca mais valiosa do Brasil em 2008” de acordo com a revista Isto É.
Ao analisarmos as demonstrações financeiras pudemos notar no Ativo Circulante um aumento expressivo na conta de ‘Caixa e Equivalentes’. Em 2011 a mesma fechou a A.V. 13,59% e em 2012 21,29%. Porém o que mais chamou atenção foi a conta ‘Instrumentos Financeiros Derivados’(alta de 182,71%). Considerando que paralelamente no Passivo a conta ‘Empréstimos e financiamentos’ fechou com alta de 491,53% acreditamos esse aumento foi devido a aposta nos Instrumentos Financeiros. Uma aposta de elevado risco por sinal, pois pequenas variações no preço do ativo subjacente podem provocar grandes oscilações no valor do instrumento derivado. Contudo, por estar com saldo positivo isso indica que está tendo um bom retorno.
Quanto ao lucro de “fato” apesar do aumento de R$ 30.321 milhões de um exercício para o outro, a alta com o Custo dos Produtos Vendidos e Despesas Financeiras, fez com que representasse tímidos 3,65% de aumento no Geral. Sendo concluímos que dependo dos objetivos da empresa esse aumento no lucro pode ser positivo apesar de ser visualmente pouco.
Fontes: http://natura.infoinvest.com.br/ http://www.optimize.pt/wiki/index.php/Instrumentos_financeiros_derivados