Etapa 1 Em Execu O
-Passo 1
CENARIO DA ECONOMIA BRASILEIRA
O andamento da nossa economia hoje se encontra delicado, pairam duvidas quanto ao seu decorrer. Encontramos-nos em um cenário de crescente desaceleração, com quedas ou baixo crescimento nos seus indicadores de atividade econômica, o que vai significar uma economia menos otimista. Segundo Osmundo Rebouças economista pela UFRJ, “em 2016-17 a taxa de crescimento da economia brasileira será afetada pela desaceleração global da atividade econômica e pela política monetária mais restritiva em resposta à aceleração inflacionária produzida pela correção da taxa de câmbio. No longo prazo a taxa de crescimento do PIB converge para a faixa de 4,0 a 4,5% ao ano, crescimento anual médio fica próximo a 4,0% até 2021”.
A taxa Selic levava em conta sua projeção de 10% ao ano, mais pra frente o BC aumentou a taxa de juros elevando a Selic a 10,75% ao ano.
No mercado, a expansão no IPCA foi de 6,2% em 2014 e 5,5% para o ano atual 2015, para o ano de 2016 a expectativa é de inflação 5,2%.
O BC ressalta as expectativas sobre os preços, com o nível da inflação decorrente e seu impacto negativo, a clareza no aumento de preços e duvidas que cercam seu decorrer, como por exemplo o aumento na gasolina e a eletricidade que teve grande impacto.
Com isso, a tomada de decisões sobre investimentos tende a ser analisada e correr menos riscos.
PRINCIPAIS TIPOS DE INVESTIMENTOS TIPO DE INVESTIMENTOS
RISCO
RENTABILIDADE
LIQUIDEZ
Ações
Alto
Média Alta
Poupança
Baixo
Baixa
Alta
Fundos de Investimento
Médio
Média Alta
CDB e RDB
Baixo
Média Média
Ações: risco alto rentabilidade média, liquidez alta.
A alta rentabilidade desses ativos é compensada pelo risco elevadíssimo. Um desses papéis pode sofrer variação negativa, em um único dia, de quatro, cinco, seis pontos percentuais. A liquidez de ações é alta, pois existe pouco resistência de compra desses ativos. Por outro lado, as ações de uma empresa