Imprimir
A pré-história recebe esse nome por se tratar de um período anterior ao aparecimento da escrita, já que é através da escrita que contamos a história. Neste período anterior à escrita os sumérios (considerada a civilização mais antiga da humanidade) desenvolveram a escrita cuneiforme.
Escrita cuneiforme
A escrita cuneiforme foi desenvolvida pelos Sumérios, a qual era feita com o auxílio de objetos em formato de cunha. Acredita-se que este tipo de escrita tenha sido criada por volta de 3.500 a.C, sendo um dos mais antigos tipos conhecidos de escrita, juntamente com os hieróglifos egípcios.
A pré-história e seus períodos
Paleolítico (Idade da Pedra Lascada)
Neste período iniciou-se a fabricação de utensílios com pedras, das quais eram tiradas algumas lascas a fim de formar uma borda cortante. Os indivíduos eram nômades, pois se deslocavam de um lugar para o outro em busca de alimentos, as refeições eram à base de frutos, raízes, peixes e pequenos animais.
Eles abrigavam-se em cavernas ou choupanas feitas de galhos e cobertas de folhas. Neste tempo também foi desenvolvida a arte rupestre (com produção de cenas de caça) e foi descoberto o fogo.
Neolítico (Idade da Pedra Polida)
No Neolítico os indivíduos aprimoraram os instrumentos de pedra, polindo-os e permitindo que os mesmos ficassem cada vez mais afiados.
Os seres humanos deixaram de ser nômades e passaram a morar permanentemente num só lugar. Neste período o homem não vivia somente da pesca, caça e coleta, ele passou a semear as terras férteis e aguardar a época das colheitas, o que ocasionou o surgimento da agricultura e da criação de animais.
Idade dos Metais
Na Idade dos Metais o ser humano adquiriu seus primeiros conhecimentos sobre as técnicas de fundir ou derreter os metais, processo denominado metalurgia.
O primeiro metal usado foi o cobre, o qual primeiramente era martelado a frio, depois fundido no fogo e moldado em fôrmas de barro ou pedra. Mais tarde, o homem foi aprofundando