ETAPA 1 DA ATPS DE CALCULO 2
Pesquisar o conceito de velocidade instantânea a partir do limite:
Velocidade instantânea: A velocidade instantânea é a velocidade medida em um determinado momento. Diferente da velocidade média, que mede a velocidade média durante um percurso em uma variação de tempo, a velocidade instantânea mede a velocidade em um instante específico.
A pergunta que se faz quanto tratamos de velocidade instantânea é “qual a velocidade do veiculo 10 segundos depois da partida?” . Outro bom exemplo de velocidade instantânea são os radares eletrônicos. Geralmente, um motorista vem a uma velocidade acima do permitido e quando chega próximo aos radares eletrônicos pisam no freio e o radar captura a velocidade abaixo do máximo permitido. A velocidade capturada pelo radar é a velocidade instantânea do veículo, ou seja, a velocidade naquele instante em que o veículo já havia desacelerado. http://comocalcular.com.br/fisica/velocidade-instantanea Por outro lado, concluímos que o módulo da velocidade média entre esses instantes de tempo pode ser obtido a partir do segmento de reta secante ao gráfico da posição em função do tempo. Esse segmento de reta deve ligar os pontos A e B do gráfico, pontos estes que correspondem aos instantes de tempo t1 e t2 .
Exemplo: Função x = 4.x t² + t3 + 7t – 25 Δ ->0
Velocidade no tempo 3s .
V= 8x + 3c² + 25
V= 8.3 + 3.3² + 25
V= 76 m/s
Aceleração no tempo 25s.
V= 8x + 3t² + 25
V= 8 + 6.t
V= 8+ 6.25
V= 158 m/s²
Montar uma tabela, usando seu exemplo acima, com os cálculos e as funções S(m) x t(s) e V(m/s) x t(s) para um intervalo entre 0 a 5s, diga que tipo de função você tem e calcular a variação do espaço percorrido e a variação de velocidade para o intervalo dado. Calcular a área formada pela função da velocidade, para o intervalo dado acima.
Grafico s(m) x t(s) x = 4.x t² + t3 + 7t – 25
Grafico v(m) x t(s) v = 8x + 3c² + 25
s(m) x t(s) x = 4.x t² + t3 + 7t – 25 v(m) x t(s) v = 8x + 3c² + 25
0
0
0
25
1
1
1
36
2
2