Etapa 01 - atps - teoria adm
O homem é um ser racional, criado com habilidades distintas e divergentes entre si. A beleza de tudo isso é que não paramos por aí, mas identificadas essas habilidades nos esforçamos cada vez mais para alcançarmos a excelência nessas manobras, ou seja, a impecabilidade.
O homem sendo um ser social, não pode viver sozinho e neste aspecto de habilidades em evidência, assimilou forças, idéias e experiências, passando a trabalhar em conjunto, formando assim uma organização. Essa organização se programa para trabalharem juntos para se ter sempre o melhor, seja para criar, projetar, produzir e na distribuição de bens e serviços.
As organizações são distintas, cada uma com sua própria personalidade, competência, desempenho e resultados. As organizações devem ser administradas, para isso é necessário sinalizar uns para líderes, diretores, gerentes, executivos, outros para supervisores, equipes, pessoas; enfim, equipes altamente qualificadas.
A administração relaciona-se sempre com a arte, técnica e ciência: Arte, porque requer elegância, ter estilo com competência, percepção e sensibilidade. Técnica, para que sejam utilizadas as ferramentas concretas e de conceito. Ciência, para ter como fundamento em teorias, idéias, conceitos e abstrações.
No conceito final, a administração faz acontecer, mas, sobretudo, na busca por excelência de resultados obtidos. A administração e a organização dependem uma da outra. A administração sem dúvida alguma foi a mais marcante de todas as invenções do século XX, gerando desenvolvimento econômico e tecnológico, com futuro promissor.
A palavra administração tem sua origem no latim, porém em sua origem significa: desenvolver uma função sob o comando de outro. Hoje notamos que essa conotação está ultrapassada, as empresas buscam muito mais que isso.
A história da teoria administrativa atravessou fases distintas com aspectos importantes: ênfase nas tarefas, ênfase na estrutura