etanol
Importância do etanol anidro O álcool etílico anídrico é amplamente utilizado na indústria química como matéria prima para a fabricação dos ésteres e dos éteres, de solventes, tintas e vernizes, de cosméticos, de pulverizadores, dentre outros. Além disso, é utilizado como aditivo oxigenante à gasolina, proporcionalmente o aumento da octanagem e redução.
Métodos de obtenção do etanol anidro
Atualmente, dentre as técnicas utilizadas nas indústrias mundiais de desidratação do etanol incluem a destilação extrativa, destilação azeotrópica, a desidratação em peneiras moleculares e a pervaporação.
Destilação extrativa
Tecnicamente, a destilação extrativa é um processo depurificação no qual se usa um solvente para melhorar a eficiência de separação, com o aumento da volatilidade relativa de um ou mais componentes.
Destilação azeotrópica Este processo utiliza uma coluna onde o cicloexano é alimentado no topo e o etanol a ser desidratado alimentado um pouco abaixo. No topo da coluna tem-se como produto o azeótropo ternário, que após a condensação a mistura azeotrópica irá se separar em um vaso de decantação em duas fases líquidas: orgânica e aquosa. A fase orgânica retorna à coluna azeotrópica, juntamente à reposição de solvente perdido na corrente na base da coluna, a qual terá como produto principal o etanol anidro. Nesta corrente, geralmente há uma contaminação considerável de cicloexano. A fase aquosa é encaminhada à coluna de recuperação, onde será recuperado o álcool etílico presente inicialmente no azeótropo ternário que passou para a fase aquosa. Nesta coluna é obtida uma solução alcoólica como produto de topo e uma corrente que contém água praticamente pura no fundo.
Desidratação por peneiras moleculares
O princípio de desidratação de álcool através de PeneiraMolecular está baseado na capacidade de adsorção (termo utilizado para descrever o fenômeno no qual moléculas que estão presentes em um fluido, líquido ou gasoso,