Eta s. romão
ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE SANTARÉM
Índice
Resumo…………………………………………………………………..………página 2
Caracterização da ETA…………………………………………………………..página 2
Introdução……………………………………………………………………......página 3
Fluxograma de Tratamento da ETA…………………………………………......página 4
Descrição das etapas de tratamento da ETA………………………………......…página 5
Descrição das etapas de tratamento da ETA……………………………………..página 6
Conclusões………………………………………………………………...……..página 7
Bibliografia…………………………………………………………………...….página 8
Resumo
Neste relatório vou dar a conhecer todo o funcionamento, procedimento e o controlo de qualidade aplicado a uma ETA-Estação de Tratamento de Águas.
A visita de estudo foi realizada à Estação de Tratamento de Águas de São Romão, esta tem uma capacidade de 750 m3 e abastece a cidade de Leiria, assim como algumas freguesias da região, o que abrange no total 30 mil habitantes. Esta Estação capta água superficial directamente do rio Liz, começando 6 jusante da sua nascente. Esta ETA tem como finalidade fornecer água de qualidade á região. A água captada é considerada água de categoria A3, como tal, para garantir o fornecimento eficaz de uma água de qualidade é necessário efectuar tratamentos químicos e físicos de afinação que englobam as operações de coagulação e flocolação.
Caracterização da ETA:
Após a captação da água directamente do rio Liz, 6 Km a jusante da sua nascente, a mesma segue para um desanerador, passando posteriormente para uma central de elevação onde lhe será admistrado sulfato de alumínio e sílica activada. Após este procedimento a água captada passará por vários decantadores e filtros, seguindo-se de uma pré-oxidação ou desinfecção por radiação ultra-violeta. Segue-se uma filtração com carvão activado, uma nova desinfecção por UV e o encaminhamento para uma cisterna. Na transição da água desta cisterna para a cisterna final é realizada uma desinfecção com cloro gasoso, após este ultimo procedimento a