O significado dos simbolos batismais
O Baptismo significa imergir "na morte de Cristo e ressurgir com Ele como nova criatura" [7].
Embora o Batismo seja fundamental para a salvação, os catecúmenos, todos aqueles que morrem por causa da fé (Batismo de sangue), [...] todos os que sob o impulso da graça, sem conhecer Cristo e a Igreja, procuram sinceramente a Deus e se esforçam por cumprir a sua vontade (Batismo de desejo), conseguem obter a salvação sem serem batizados porque, segundo a doutrina da Igreja Católica, Cristo morreu para a salvação de todos. Quanto às crianças mortas sem serem batizadas, a Igreja na sua liturgia confia-as à misericórdia de Deus, que é ilimitada e infinita [9].
EXPLICAÇÃO DOS SÍMBOLOS
NOME (APRESENTAÇÃO DA CRIANÇA)
O nome da criança é muito importante. Ele representa que é o único para Deus e para a humanidade. Valorizar o nome de alguém é reconhecer a sua dignidade. No evangelho Jesus nos diz que o pastor chama cada uma das ovelhas pelo nome e caminha na frente delas. Deus é assim: Ele chama cada um por seu nome e guia o seu caminho.
O SINAL DA CRUZ
É o sinal do Cristo salvador, sinal da vida que vence a morte. A cruz, na época de Jesus, era um instrumento de condenação. Os que não cumpriam as leis, que cometiam algum crime eram crucificados. Quem era pregado na cruz não tinha direito à sepultura, ficava pregado na cruz até que o corpo fosse sendo consumido pelo tempo e comido pelos animais e aves. Era um jeito bárbaro de amedrontar as pessoas que transgrediam as leis.
O Filho de Deus participou da pior condenação. Foi acusado de subversivo. Se opôs a normas e leis que impunham um fardo pesado incapaz de ser carregado pelos pobres.
Foi condenado à morte e morte de cruz. Mas nela não permaneceu, pois ressuscitou. A partir desse momento a cruz não é mais sinal de morte e condenação,