ETA-CUBATÃO
Relatório de Visita Técnica
Estação de Tratamento de Água (E.T.A) – Unidade Cubatão
Agradecimento
Primeiramente gostaria de agradecer ao Professor João Guedes Neto, pela disponibilidade e oportunidade nos dada de realizar uma visita tão enriquecedora culturalmente. Agradeço também, ao Sr. Silas Carvalho, que nos guiou e pacientemente se propôs a explicar partes do processo operacional da estação de tratamento.
Estação de Tratamento
O principal braço que abastece a ETA - Cubatão é, o Rio Cubatão. Já na sua captação, é realizado o inicio do processo, com uma filtragem de materiais grossos chamado de “gradeamento”.Após essa primeira etapa o volume de água e despejado em um grande tanque chamado “caixa-de-areia” que tem função de realizar nova filtragem de materiais particulados menores.Após passar pelos processos de filtragem, a água bruta é encaminhada á caixa de mistura dando inicio a todo o processo de : Desinfecção, Fluoretação , Floculação , Decantação, Filtração e Coagulação.
Desinfecção (Pré-cloração)
Síntese: Assim que chega á estaca, é adicionado Cloro a água, afim de facilitar a retirada de matérias orgânicas e metais.
A desinfecção consiste na destruição de microorganismos patogênicos (capazes de produzir doenças) ou de outros compostos indesejáveis. Na ETA, usa-se o cloro, que é aplicado na água coagulada (pré-cloração) e na água filtrada (pós-cloração). A dosagem de cloro para a água em processamento pode ter outros benefícios, além dos objetivos principais de desinfecção:
1) Pode auxiliar na redução da cor no processo de coagulação.
2) Pode reduzir o potencial para a criação de condições sépticas do lodo depositado.
3) Pode reduzir e controlar o crescimento de matérias orgânicas no meio filtrante e nas paredes dos decantadores.
Na ETA-Cubatão usa-se o cloro líquido, que é fornecido em cilindros com capacidade de 900 kg. O cloro líquido é