ETA AVARÉ
SABESP – AVARÉ
A captação de água para abastecimento da cidade de Avaré é feita em:
05 (cinco) poços artesianos e em 02 (dois) pontos de captação superficiais (Rio Lageado e Água da Onça).
A SABESP desde 1980 é a responsável pela captação, tratamento e distribuição da água na cidade de Avaré, garantindo a qualidade mínima exigidas pelos órgãos fiscalizadores, até a entrada da água nas residências (cavaletes).
A água depois de captada chega com uma turbidez de até 400%, é bombeada para a ETA (estação de tratamento da água), onde passará por diversas etapas, tais como:
Pré-cloração: que é a adição de cloro, assim que a água chega à ETA, a fim de facilitar a retirada de matéria orgânica e até mesmo de metais.
Pré-alcalinização: que é o ajuste do PH da água através da adição de cal ou soda.
Coagulação: que é a adição de sulfato de alumínio ou outro coagulante, seguido de forte agitação da água para provocar a desestabilização elétrica das partículas de sujeira e facilitando a agregação.
Floculação: que é o processo onde a água recebe o sulfato de alumínio, fazendo com que as impurezas se aglutinem em forma de flocos, facilitando a sua retirada.
Decantação: devido aos flocos de impurezas serem mais pesados que a água, eles se depositam no fundo do decantador.
Filtração: é a fase onde a água passa por várias camadas filtrantes e onde os flocos menores que não ficaram no decantador, ficam retidos. Nessa fase a água sai límpida, e livre das impurezas.
Os quatro filtros são lavados uma vez por dia, através do processo de retrolavagem, e gastam de 60 a 70 mil litros de água.
Cloração: é o processo de adição de cloro para a destruição dos micro organismos presentes na água. Esse componente químico tem grande importância na descontaminação da água, pois ela é altamente contaminável.
Fluoretação: é uma fase adicional, que consiste na dosagem de flúor na água, na prevenção de cárie dentária. Nesse