Estímulos na fisioterapia
Com o desenvolvimento da medicina moderna, emerge gradualmente a necessidade de estudos e recursos mais interdisciplinares, ou seja, com mais embasamentos intelectuais e experimentais capazes de integrar um numero maior de áreas do conhecimento.
Tendo em vista esta nova perspectiva, a pesquisa abordada aqui está fundamentada na interdisciplinaridade do conhecimento como forma de produzir ferramentas em resposta a um problema real.
A utilização de sensores tem sido freqüente na fisioterapia. Muitas pesquisas ocorrem no sentido de implementar dispositivos capazes de relacionar movimentos com uma interface virtual, pois um programa de habilitação satisfatório requer análise quantitativa das dificuldades motoras.
A Paralisia Cerebral ( PC) é uma das patologias amplamente pesquisadas quando se fala em uso de sensores, devido seu principal sistema ser motor, portanto, a parte do tratamento nos casos de PC considerado mais importante é a Fisioterapia.
Os videogames que utilizam sensores em suas plataformas fazem parte desse duplo estudo. EX : O console Wii da Nintendo vem sendo utilizado no tratamento fisioterápico de reabilitação e também no de paralisia cerebral, por ter forma lúdica e divertida de tratamento são considerados eficazes, pois sem perceber o sujeito executam movimentos que até ele mesmo considerava difíceis. Na paralisia cerebral o tratamento lúdico o desenvolvimento de movimentos básicos, como de levantar um objeto qualquer ou de pentear o próprio cabelo.
Paralisia cerebral e o tratamento lúdico
A Paralisia cerebral é descrita como um grupo de alterações permanentes