Estética
Ayurvédica foi desenvolvida na Índia a cerca de 7 mil anos. Veda significa “o conhecimento”, o saber; Ayur “vida”, indicando assim “o conhecimento da vida humana”. Famosa por seus efeitos relaxantes é baseada em três princípios: energia vital, circulação sanguínea e respiração, promovendo equilíbrio de corpo e mente.
Abrange varias técnicas de toques profundos e vigorosos com produtos naturais e óleos medicinais onde este é esquentado em um recipiente e aplicado em temperaturas mornas na pele de acordo com o dosha do indivíduo.
Existem vários tipos de massagens ayurvédicas como:
Abhyanga (é uma massagem terapêutica que consiste em manipulações lentas e precisas, feita no corpo inteiro utilizando óleos medicinais à base de plantas).
Sweda (pequenas trouxinhas artesanais com ervas medicinais embebidas em óleos, Esta técnica promove a maciez da pele permitindo a entrada das substâncias fitoterápicas contidas nas trouxinhas, aliviando várias desarmonias.)
Shirodhara (o tratamento é realizado a partir do uso de uma corrente ou veículo “óleo, leite ou um preparo especial feito a base de leite”, este veículo é utilizado no tratamento a uma temperatura morna agradável, onde colocado em um pote especial de bronze, fica pingando continuamente por um determinado tempo sobre a testa)
Udvartana (é aplicada a seco com a utilização de pós-medicinais ou misturado com óleo de mostarda, massagem aquecedora manual para incrementar o fluxo sanguíneo para a superfície da pele e promover uma suave esfoliação).
Dosha refere-se apenas as três energias biológicas de vata (deve ser lento, com toque e manobras firmes e óleo em abundância) Pitta (requer um toque constante e ritmo moderado) kapha (deve ser com manobras vigorosas e profundas, com pouco óleo e rápida).
Esta massagem age nos sistemas: linfático (desintoxicando o organismo), circulatório (aumentando a produção de glóbulos brancos e a nutrição e oxigenação celular) e energético (reequilibrando o