Estética
Experiência estética é um encontro que não consiste em aprender ou integrar a beleza que nos proporciona a natureza ou a arte, mas em participar no mundo natural e no mundo artístico, ou seja, não é a beleza da natureza ou da arte que entra em nós; nós é que entramos nesse mundo. Esta participação é possível porque o sentir estético é um sentir aberto à natureza e à arte.
A experiência estética é altamente subjectiva e torna a realidade mais leve, dá novo sentido às coisas, estas podem-nos mostrar perspectivas diferentes acerca da própria realidade. Também, altera-nos a vivência do tempo e conduz-nos a um estado de esquecimento de nós próprios, visto que, se estamos muito envolvidos naquele determinado momento, não pensamos em nós. O gozo estético é precário
(não permanece nem se repete), é fruto do acaso e é intenso. Não podemos prever, com certeza, se vamos gostar ou não de algo, nem ninguém nos pode obrigar a gostar de alguma coisa.
O sentir estético possui, pois, um carácter experiencial e não puramente conceptual. Não é só o nosso intelecto o destinatário dos objectos, mas é toda a nossa pessoa que é afectada por eles.
Através do sentido estético chegamos ao desfrute da experiência estética. E através das experiências estéticas vamos desenvolvendo uma atitude estética.
Estética significa aquilo que pode ser percebido pelos sentidos, ou aquele que é dotado de sensação.
O que é arte?
A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitectura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais). Actualmente alguns tipos de arte