Estética em casa
Lave os cabelos com um shampoo antirresíduos de qualidade – daqueles que o cabelo até “canta” quando você passa a mão. Lave umas duas vezes pra garantir;
Faça uma boa hidratação imediatamente após. Use um creme branco de preferência. Eu usei esse. Deixe agir por 20 minutos em touca térmica ou de alumínio.
Enxágue os fios e retire completamente o creme. A água morna, quase fria ajuda no processo.
Seque os cabelos com a toalha, retirando o máximo de água que você conseguir. Os fios não precisam estar secos, apenas sem ficar pingando.
Em um pote plástico ou de vidro, dilua a queratina líquida na proporção de 1:2 – ou seja, pra cada 10 ml de queratina, acrescente 20ml de água. Usei uma colher descartável como medida – no mesmo esquema, pra cada colher de queratina, 2 de água. No meu cabelo todo, usei 5 colheres de queratina. Usei a da Bio Extratus e custou R$20,40 na Mega Vale.
Separe o cabelo em mechas e comece a aplicação. Comece com as da nuca, até chegar ao topo. Não passe na raiz – quero dizer, couro cabeludo. Apliquei nos fios com a distância de 1 dedo da raiz. Passe normalmente como se fosse um creme de hidratação, seguindo o sentido do crescimento dos fios. Não é necessário o uso de luvas, mas usei porque tenho muito cabelo e o processo é demorado, fiquei com medo.
Depois de aplicado em todo o cabelo, aplique um protetor térmico aos longo dos fios. Separe novamente em mechas e seque com secador. Se o seu cabelo não tiver elástico – aquele aspecto emborrachado que fazem os fios arrebentarem com facilidade – pode utilizar uma escova para deixar os fios mais lisos e facilitar o processo. Se não der, tudo bem. Seque com os dedos ou com uma escova de cerdas largas.
Faça aquela chapinha para selar as cutículas e ajudar na fixação do produto. A queratina é um produto termoativado, ou seja, precisa de calor para “funcionar”. Garanta que todas as mechas serão bem alisadas, umas 4 passadas em cada.
Espere 48 horas e lave