Estética de si
UNIDADE 10 TEMA: “ ESTÉTICA DE SI”
Muitas vezes nos pegamos pensando no que fazer com as nossas vidas. Será que existe mesmo um destino já traçado? Se existir, isso será bom ou ruim? E se existi, o que será que acontecerá? O que farei com a minha vida? Todas essas dúvidas que temos, e muitas vezes tentamos descobrir ou buscar saber as respostas, tudo isso é uma forma de filosofia (Estética de Si).
Antigamente, os gregos usavam uma bela imagem (Arte) para dizer o ser humano: que cada um de nós somos semelhante a um pequeno barco no oceano, e que tudo acontece no seu devido tempo, temos obstáculos e muitas vezes estamos diante de temporais que causam danos em nosso equilíbrio, assim temos que buscar forças para conseguir que esse equilíbrio não seja abalado e nos mantermos firmes em nossa travessia para um futuro incerto, cheio de dúvidas e perguntas.
Nascemos (plantamos), vivemos (cultivamos) e morremos (colhemos), essa é a lei da Vida! Como vimos na apresentação sobre ética, é o desejo que nos coloca nesse movimento da vida, pois nos leva a mirar as possibilidades de ação. Agimos no mundo movidos pelos desejos. Apropriar-nos do leme de nossas vidas e realizar a travessia é realizar uma ética fundada na estética: fazer da nossa vida uma obra de arte. A nós compete a tarefa artística de instaurar na vida a beleza, e para isso é necessário assumir a mesma posição de um artista: ser criador. Mas as condições existentes em nossa sociedade se impõem como adversas à criatividade. Vivemos como se tudo estivesse pronto e a nós competisse apenas consumir. As condições de trabalho na sociedade capitalista são de exploração de nossas capacidades físicas e intelectuais. A transformação do trabalho em mercadoria obrigou-nos a vender nossas forças físicas por um preço chamado salário, ou seja, nossa existência está condicionada a um emprego no mercado