Estágio
PRÉ – PROJETO DE PESQUISA
INDAIATUBA – SÃO PAULO
2012
KÁTIA– RA
PRÉ – PROJETO DE PESQUISA
Pré – Projeto de Pesquisa, apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso.
INDAIATUBA – SÃO PAULO
2012
PRÉ – PROJETO DE PESQUISA
TEMA
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: Importância nas práticas sociais.
JUSTIFICATIVA
A motivação por este tema foi à inquietação a respeito das práticas sociais pedagógicas. E sendo o educador um agente no ato de educar sente carências, por isto a importância de saber diferenciar alfabetização e letramento e sua correlação nas práticas sociais.
O mediador do conhecimento deve ter internalizado que alfabetização e letramento caminham juntos, que é necessário que o conhecimento se contextualize com o mundo e a vida social, que não seja apenas um exercício repetitivo no processo de aprendizagem. A criança deve interagir com o caráter social de leitura e escrita, só assim o que aprende fará sentido. O educador não tem apenas o papel de ensinar a ler e escrever, mas de levar os educandos a fazer uso da leitura e da escrita nas práticas sociais.
PROBLEMA
A partir desta pesquisa pretende-se propiciar a reflexão sobre nossas práticas metodológicas, a importância do alfabetizar letrando, conceituando e diferenciando alfabetização do letramento, exaltando a necessidade de não apenas saber ler e escrever, mas sim compreender e compartilhar com os cidadãos, afinal o letramento é um ato social.
Mesmo existindo diferentes abordagens pedagógicas e a constante reconstrução da alfabetização/letramento, ainda há resistência em mudanças que sejam significativas na metodologia de ensino. O professor deve repensar sobre suas práticas e metodologias, pois a alfabetização deve ocorrer com