Estágio
“O professor precisa se atualizar sempre, adquirir novos conhecimentos, novos avanços, estar por dentro das novas tecnologias, das novas concepções didáticas. A formação continuada é muito importante, especialmente se ela for feita em serviço”, afirma.
Para Gatti, o maior problema na formação do professor de hoje está na “fragmentação do currículo que lhe é oferecido”. A pesquisadora afirma ainda que o professor dos dias atuais tem uma formação muito precária na área de metodologia de ensino. Ela acredita que somente uma mudança de currículos em todas as licenciaturas pode reverter este quadro.
“Para que o recém-formado não se surpreenda ao entrar pela primeira vez na sala para lecionar é necessária uma atenção maior nos estágios realizados durante o curso. Os estágios não são avaliados e acompanhados como a lei manda. A segunda questão é que esses novos professores deveriam ter um suporte pedagógico mais bem dirigido”, destaca a especialista.
Quanto à formação continuada, Gatti é categórica ao afirmar que os programas e cursos devem atender às necessidades do professor. “Os cursos precisam estar baseados na realidade educacional a quem eles vão se dirigir. É preciso haver uma consulta sobre as necessidades reais para que a formação tenha uma aderência ao que os professores realmente precisam”, acredita.
Adquirir novos conhecimentos, se especializar e se atualizar são pontos que contam sempre a favor do profissional de educação. Principalmente para aqueles que desejam trabalhar além das salas de aula, ou seja, na administração de uma escola,