Estágio
RELATÓRIO FINAL
PRÁTICA PEDAGÓGICA/
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
Gleiciana Carniello Lopes
LB110120078
Campos dos Goytacazes, 2014
Sumário
Campos dos Goytacazes, 2014 3
Sumário 4
INTRODUÇÃO 4
INTRODUÇÃO
De acordo com Netos (2010) o estágio supervisionado é uma das formas mais eficientes que propiciam aos alunos a experiência adequada para o exercício da profissão, pois nos coloca em contato direto com a realidade da escola, mostrando como esse ambiente é constituído em termos de estrutura e funcionamento e os possíveis problemas que poderíamos enfrentar no futuro.
O estágio é de grande importância ainda, pois é a partir desse contato direto com o ambiente escolar, que nós, futuros professores, temos a possibilidade de desenvolver na prática tudo aquilo que aprendemos em teoria.
Conforme afirma Pimenta e Lima (2004 apud Perini, 2006, p. 39): “(…) o projeto de pesquisa pode gerar produção de conhecimento sobre o real, responder às demandas da escola e, assim, elaborar propostas de intervenção entre escola e universidade, viabilizando relacionar teoria e prática e o conhecimento da realidade escolar”. Segundo PIMENTA (2006) “o estágio deve ser um momento de síntese dos conteúdos, das matérias de ensino, das teorias de aprendizagem e das experiências pessoais, bem como deve constituir-se em um processo de reflexão-ação-reflexão...” (p. 75). Portanto, no momento do estágio curricular supervisionado o estagiário deve lançar mão de todos os seus conhecimentos, articulando sempre a teoria com a prática, fazendo como diz a autora um processo de reflexão-ação-reflexão.
O estágio é um meio que pode levar o acadêmico a identificar novas e variadas estratégias para solucionar problemas que muitas vezes ele nem imaginava encontrar na sua área profissional. Ele passa a desenvolver mais o raciocínio, a capacidade e o espírito crítico, além da