Estágio
PEDAGOGIA
SABRINA FERNANDES DE MENEZES ZAHN
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
RESÍDUOS SÓLIDOS (LIXO)
Brasília
2014
SABRINA FERNANDES DE MENEZES ZAHN
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
RESÍDUOS SÓLIDOS (LIXO)
Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas Ensino de Natureza e Sociedade, Ensino de Matemática na Educação Infantil, Ensino de Arte e Música, Seminário V e Estágio Curricular Obrigatório: Gestão.
Professores: Andréia Zompero, HElenara R. Sampaio, Laura Cava e Raquel Franco.
Tutor de Sala: Edileide Rios.
Brasília
2014
INTRODUÇÃO
A cada dia, mediante ao aumento populacional desordenado e falta de educação coletiva, aumenta a produção de resíduos sólidos. Tão desordenada quanto sua produção, é sua utilização. Na maioria das vezes os resíduos são desperdiçados por conta da falta de conhecimento ou de compromisso de seus fabricantes. Já existem estudos que comprovam que a reciclagem não dá conta da produção hoje existente, por conta da quantidade de lixo produzido ser bem maior que as ações de reciclagem.
Anualmente são produzidos milhões de toneladas de lixo, contendo vários materiais recicláveis como vidros, papéis, latas, dentre outros. Reaproveitando os resíduos antes de serem descartados, o acúmulo desses resíduos no meio ambiente diminui e com isso a poluição ambiental é minimizada, melhorando assim, a qualidade de vida da população (FADINI, 2005).
Considerando que parte dos resíduos gerados pelas atividades humanas ainda possui valor comercial, se manejado de maneira adequada, deve-se adotar uma nova postura e começar a ver o lixo como uma matéria-prima potencial. Sendo assim, considerando a complexidade das atividades humanas, pode-se verificar que resíduos de uma atividade podem ser utilizados para outra, e assim