Estágio supervisionado - educação infantil
O Estágio Supervisionado realizado com intuito de formação pedagógica constitui-se em oportunidade para refletir sobre a própria prática, vivenciando o processo pedagógico, mobilizando competências e habilidades na análise crítica das situações, evidenciando os princípios éticos e construindo a identidade individual de coletiva. O referido estágio proporciona aos estagiários, condições de independência e autonomia, fazendo-os buscar alternativas criativas diante das problemáticas encontradas no seu cotidiano escolar.
O estágio de licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96) e é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar aliando a teoria à prática.
O Estágio Curricular Supervisionado é uma oportunidade para que se observe a realidade escolar realizando uma observação onde o aluno estagiário participe e utilize-se de procedimentos adequados, vivenciando a prática, ao mesmo tempo em que reflete sobre a teoria, e a partir disso, discute e pesquisa, retornando à escola para tentar inová-la. Em suma, este estágio, deve propiciar uma significativa base conceitual, favorecendo a reflexão sobre como se dá o processo de ensinar a aprender, aprender a aprender e ensinar a ensinar, além de gerar oportunidades de vivências na realidade escolar.
2 HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR E CARACTERIZAÇÃO DA TURMA
O Estágio Supervisionado em Educação Infantil foi realizado no Centro Infantil Maria Eugênia Palhares, localizado à Rua Senador Duarte Filho, s/n, Bairro de Santos Reis, no município de Parnamirim/RN, numa turma de nível II, do turno matutino, sob a regência da Professora Terezinha Vidal.
A turma observada é composta por trinta e dois alunos matriculados, dezenove meninas e treze meninos, onde apenas vinte e três frequentam regularmente, oscilando entre dezesseis a dezoito participantes diários. É um a turma mista