União europeia
Depois de terminada a Segunda Guerra Mundial, a Europa se encontrava praticamente devastada, destruídos por ataques e bombardeios. Então alguns países como Países Baixos (Holanda), Bélgica, Luxemburgo, em razão das condições econômicas fragilizadas provenientes da guerra e diante da impossibilidade de reconstrução independente, resolveram se agrupar para se fortalecer e retomar o crescimento novamente.
Depois de terminada a Segunda Guerra Mundial, a Europa se encontrava praticamente devastada.
Benelux
Essa união foi iniciada em 1944 antes do fim da guerra, consolidou efetivamente no ano de 1948, mas somente foi regulamento em 1958. O nome proveniente das iniciais dos nomes dos três países: BElgië, NEderland e LUXembour, países que respectivamente compõem essa união Bélgica, Holanda e Luxemburgo. A união tinha como objetivo criar incentivos tributários e alfandegários entre os integrantes do grupo e, estimular as relações comerciais.
Ceca
Em 1950 foi elaborado o Plano Schuman com objetivo de criar um mercado comum para a produção do carvão e do aço, no primeiro momento o plano se limitou à homogeneização da produção na Alemanha e França, com primeiro passo para unificação econômica européia.
1951 foi criada a CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço), essa instituição foi proveniente do Tratado de Paris, os países que faziam parte eram Alemanha, França, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Tinha como objetivo a integração das indústrias do carvão e do aço dos países europeus ocidentais e é também a primeira vez que havia transferência dos direitos de soberania de alguns estados para uma instituição européia.
O sucesso concreto do Benelux e da CECA deu origem ao Mercado Comum Europeu, chamado também de Comunidade Econômica Europeia, por meio do Tratado de Roma em 1957, nesse período, França, Alemanha e Itália ingressaram para estabelecer uma flexibilidade na livre circulação de mercadorias entre os membros. Outro motivo da criação