Estágio de Pedagogia
O estágio é um momento importantíssimo no processo de formação profissional. É o momento em que o acadêmico tem a oportunidade de vivenciar o aprendizado. Por meio dele o docente pode perceber as diferenças do mundo organizacional e exercitar sua adaptação ao meio em que vai atuar.
No entanto o estágio funciona como uma “janela do futuro” através do qual o acadêmico antevê seu próximo modo de viver. Deve ser uma passagem natural do “saber sobre” para o “saber como”, é um momento de confirmação do aprendizado teórico e prático em confronto com a realidade.
O estágio supervisionado vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas. Ele é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Além de ser um importante instrumento de integração entre universidade, escola e comunidade (FILHO, 2010).
A realização do estagio é incentivada como forma de aproximar os docentes das necessidades do mundo do trabalho, criando oportunidades de exercitar a prática profissional, além de enriquecer e atualizar a formação acadêmica desenvolvida no Curso de Pedagogia. Por isso o presente estudo foi desenvolvido a fim de trazer a publico a importância do Estágio Supervisionado no processo de formação do profissional docente. Também relata a importância da experiência prática aliada aos conhecimentos teóricos na vida dos acadêmicos de graduação.
O Estágio Supervisionado é uma experiência em que o aluno mostra sua criatividade, independência e caráter. Essa etapa lhe proporciona uma oportunidade para perceber se a sua escolha profissional corresponde com sua aptidão técnica. Esta atividade é oferecida nos cursos de licenciatura a partir da segunda metade dos mesmos, quando o graduando já se encontra inserido nas discussões acadêmicas para a formação docente e ela é apenas temporária.
2. ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
O período de observação do Estágio Supervisionando I do curso de Licenciatura em Pedagogia foi realizado no