ESTÁGIO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Universidade Aberta do Brasil
Instituto UFC Virtual
Disciplina Estágio em Ensino da Linguagem Oral e da Linguagem Escrita
Professora Tutora Lavínia Rodrigues
Aluna Maria Neuma Sousa Alcantara
Polo Meruoca
Atividade de Portfólio I – Responder as questões abaixo:
1. O que é gênero do discurso?
É tudo aquilo que utilizamos para nos comunicarmos. Segundo Bakhtin, todas as esferas da atividade humana estão ligadas pela palavra e cada esfera destas produz seus repertórios de discursos relativamente estáveis.
O que Bakhtin nos fala em outras palavras é que no dia a dia nos deparamos com uma diversidades de tipos de textos. A todo momento produzimos e lemos diferentes tipos de texto, como por exemplo: notícias, textos literários, etc.; produzimos: bilhetes, cartas, enviamos e-mails, entre outros.
Cada tipo de gênero possui uma estrutura diferente e características próprias. Assim podemos ainda definir gênero do discurso como o uso da língua para fins socais.
Atualmente o estudo do gênero é enriquecido com outros conceitos, tais como: a heterogeneidade (o uso da linguagem não é instável), o dialogismo (interação entre leitor e autor), a polifonia (capacidade que o texto tem de mostrar diferentes pontos de vista) e a intertextualidade (capacidade do texto de evocar outros textos).
2. Como trabalhar o gênero na sala de aula? Gêneros podem ser trabalhados utilizando a intertextualidade, onde os textos vão formando uma espécie de rede e relacionando-se uns com os outros e como fruto desse trabalho podem ser escritos artigos, resenhas, capítulos de um livro, dentre outras atividades, com um grupo que compartilhe dos mesmos interesses.
Podemos trabalhar também com os gêneros em rodas de leitura, onde os alunos são orientados para uma produção textual, baseada nos gêneros, onde pode ser trabalhado da seguinte forma: leitura do texto, discursões acerca do texto e reescrita individual. Sabendo-se