estufa
1. 1
Inicie o cultivo dos pepinos em ambiente aquecido. As sementes germinam com sucesso em temperaturas de cerca de 29 graus Celsius. Coloque uma semente em uma bandeja de 7,4 cm a 10 cm, cheia de substrato de cultivo com terra ou menos terra. Plante-a a uma profundidade de 1,25 cm. Cubra a bandeja com uma folha de polietileno transparente para manter a temperatura uniforme e evitar perda de umidade. Remova a cobertura quando emergirem os brotos do substrato, o que levará de dois a três dias.
2. 2
Forneça 16 horas de luz por dia às mudas. Em duas a três semanas, a planta terá de três a quatro folhas e estará pronta para ser transplantada para uma estufa maior. Transplante as mudas para vasos de 11 litros ou para outras bandejas de estufa cheias da mesma mistura de cultivo. O cultivo de pepinos é bem-sucedido em solo arenoso-lodoso. Coloque os vasos em fileiras e deixe um espaço de 0,5 a 0,7 m² para cada planta.
3. 3
Passe um arame forte cerca de 2 m a 2,5 m acima da fileira de bandejas. Estenda um pedaço de sisal resistente ou cordão de polietileno acima de cada bandeja. Dê um nó do tipo não deslizante para fixar o cordão na base do pepineiro. Para fazer a planta subir, prenda o caule ao cordão com clipes de plástico. Deixe se desenvolver um caule por planta e prenda as folhas inferiores com um clipe.
4. 4
Realize um teste de solo na terra ou mistura de cultivo. Fertilize as plantas de acordo com os resultados do teste de solo. Adubações semanais com um fertilizante na graduação 20-20-20 (partes iguais de nitrogênio, fósforo e potássio) são um programa comum. Mantenha uma temperatura de 23 a 26 graus Celsius durante o dia e, pelo menos, 18 graus Celsius à noite. Uma estufa mais fria resulta em crescimento mais lento e produção retardada de pepinos, por outro lado, uma estufa muito aquecida pode afetar sua qualidade.