Estudos
A cadeia alimentar é uma representação simplificada das relações alimentares entre os indivíduos de um ecossistema. Também de forma simples, a teia alimentar relaciona essas várias cadeias e representa as complexas possibilidades de consumo de alimento pelos seres vivos, inclusive, os organismos reaproveitados pelos decompositores após a morte ou perda de parte dos corpos.
Trajetória da matéria e da energia
A energia solar, captada e transformada pelos produtores, é devolvida ao meio na forma de energia térmica pelos próprios produtores, consumidores e decompositores. Os seres vivos utilizam a energia liberada dessa reação para realizar atividades físicas e reações químicas, bem como sintetizar substancias. Parte dessa energia, entretanto, é perdida para o meio.
Podemos dizer que esse fluxo é unidirecional. Já a matéria é constantemente reaproveitada. As substancias produzidas no processo de fotossíntese vão sendo transformadas em água e gás carbônico à medida que são utilizadas na respiração celular.
Alguns materiais são armazenados nos corpos dos seres vivos durante algum tempo, na forma de amido, gorduras e proteínas, antes de serem liberados e ficarem disponíveis novamente no ecossistema para serem reutilizados por outros seres vivos.
Em uma cadeia alimentar, os agrupamentos atômicos das substancias que compõem os seres vivos sofrem desarranjos e novos arranjos. Sua matéria não é perdida nem criada, é apenas transformada ao sofrer as diferentes reações químicas.
Desequilíbrio ecológico
Quando a quantidade de recursos de um ecossistema é