Estudos
Nós serem humanos em nossa natureza temos a necessidade de viver em grupos e constituirmos organizações que estão presentes em nossa vida como na escola, trabalho, igreja etc.. e dependemos diretamente delas. Segundo Chiavenato (1989, p.18), é difícil separar as pessoas das organizações e vice-versa.
E tais organizações necessitam de gerenciamento e administração que assuma maior parcela de responsabilidades, porque estas organizações são basicamente feitas de pessoas, e é ai que encontramos a figura dos gestores e lideres os quais desempenham papel fundamental a frente de suas equipes.
A figura do líder hoje em dia esta muito viva nas organizações já que são eles que determinam a direção, estimulam os colaboradores, normalmente é mais participativo, multiplicador de esforços, tem uma visão global da organização em busca de melhores resultados, sendo muitas das vezes treinados para tal. Como se refere Hersey e Blanchard (1982, p. 105), a maioria das pessoas podem aumentar sua eficácia em função de liderança através da educação, do treinamento e do desenvolvimento.
Comparando-se o modo atual de administrar com o antigo vê-se que o administrador líder de hoje tem que naturalmente ser um facilitador de seus subordinados, com visão para valorização do capital humano para que administre com as pessoas, cada vez melhor os recursos das organizações com visão para seus clientes. Atualmente as organizações com novos conceitos de gestão estão interessados no modelo de lideres democráticos impulsionadores de pessoas e focados em conceitos modernos como motivação, comunicação, liderança, relacionamento interpessoal e desenvolvimentos de equipes voltadas para o alto desempenho, inspire confiança com integridade em suas ações e atento a visão, metas e resultados dos negócios da empresa.
Para Drucker(1999, p.144), não há um conjunto de características que descreva o líder ideal. Segundo ele “o que distingue o líder do mau líder