Estudos
Efeito Estufa é um mecanismo natural do planeta Terra para possibilitar a manutenção da temperatura numa média de 15ºC, ideal para o equilíbrio de grande parte das formas de vida em nosso planeta. Sem o efeito estufa natural, o planeta Terra poderia ficar muito frio, inviabilizando o desenvolvimento de grande parte das espécies animais e vegetais. Isso ocorreria, pois a radiação solar refletida pela Terra se perderia totalmente.
O Lado Bom do Efeito Estufa
É graças ao efeito estufa que a Terra se mantém em condições adequadas á manutenção da vida. Se ele não existisse, nosso planeta teria uma temperatura média de 20º C abaixo de zero, ou seja, os oceanos seriam blocos de gelo e nós todos estaríamos congelados. Bem mas então por que o efeito estufa tem sido considerado um "vilão" em nosso ambiente? Na verdade, o problema que preocupa tanta gente nos dias atuais é a intensificação do efeito Estufa.
O lado Ruim do Efeito Estufa
Se a quantidade de gases estufa na atmosfera aumenta significativamente, o calor retido na Terra cresce também, elevando a temperatura média do planeta, o que poderia ocasionar graves problemas como: o degelo das calotas polares e o consequente aumento no nível dos oceanos, inundando regiões baixas, além de mudanças climáticas que poderiam colocar em risco a vida de plantas e animais.
Aspectos que Dificultam a Saída do Calor
Os gases naturais existentes na atmosfera funcionam como uma barreira impedindo que o calor se disperse totalmente para o espaço exterior.
Absorvendo 65% da radiação, o efeito estufa faz com que a temperatura aumente cerca de 34ºC, sendo a temperatura média atual cerca de 15ºC, se não existisse esse efeito a temperatura seria cerca de -19ºC.
Sendo um processo natural este efeito não é apenas benéfico para o nosso planeta. Quando existe uma perturbação nos gases de estufa da atmosfera o equilíbrio químico é afetado e tem consequências para a vida. Nos últimos anos a ação do Homem tem