Método dos Infiltrômetros
Engenharia Ambiental
Hidrologia Aplicada
Resumo
Este relatório tem por objetivo descrever a atividade realizada em campo, nas redondezas do campus da UDESC, no dia 23 de abril de 2013, sobre o método do infiltrômetro de anéis duplos, referente à matéria de hidrologia aplicada, coordenada pelo Prof. Dr. Silvio Luis Rafaeli. O método do infiltrômetro de anéis foi realizado dentro de um perido de aproximadamente 82 minutos, determinando assim a taxa de infiltração da água no solo. Para isso, foram utilizados equipamentos como: dois anéis concêntricos, régua, cronômetro, tabua de madeira, plástico, baldes, e uma planilha para anotação dos dados. Os gráficos de taxa de infiltração foram obtidos através das equações de Kostiakov e Horton, provando assim a eficácia do método.
Palavras-chave: Hidrologia, infiltrômetro de anéis, taxa de infiltração
1. Introdução
A infiltração da água no solo é um processo dinâmico de penetração vertical da água através da superfície do solo e o conhecimento da taxa de infiltração da água no solo é de fundamental importância para definir técnicas de conservação do solo, planejar e delinear sistemas de irrigação e drenagem, bem como auxiliar na composição de uma imagem mais real da retenção da água e aeração no solo (GONDIM et al., 2010).
Segundo BERNARDO et al. (2006), a velocidade de infiltração (VI) depende diretamente da textura e da estrutura dos solos; pode variar com a percentagem de umidade do solo, na época de irrigação; a temperatura do solo; a porosidade do solo; a existência de camada menos permeável ao longo do perfil; e cobertura vegetal; entre outros.
Para entendermos melhor o método e seu funcionamento, é importante termos uma base dos conceitos básicos relacionados à infiltração. Temos como definição que infiltração é o processo pelo qual a água penetra nas camadas superficiais do solo, se move para baixo através dos