estudos
Introdução
O que e aprendizagem?
Segundo alguns estudiosos, a aprendizagem é um processo integrado que provoca uma transformação qualitativa na estrutura mental daquele que aprende. Essa transformação se dá através da alteração de conduta de um indivíduo, seja por Condicionamento operante, experiência ou ambos, de uma forma razoavelmente permanente. Outro conceito de aprendizagem é que ela pode ser definida de forma sintética como o modo como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento.
O ser humano nasce potencialmente inclinado a aprender, necessitando apenas de motivação para o aprendizado. Há aprendizados que podem ser considerados natos, como o ato de aprender a falar, a andar, necessitando que ele passe pelo processo de maturação física, psicológica e social. Na maioria dos casos a aprendizagem se dá no meio social e temporal em que o indivíduo convive; sua conduta muda, normalmente, por esses fatores, e por predisposições genéticas.
“A aprendizagem é uma modificação na disposição ou nas capacidades do homem, modificando essa que pode ser anulada e que não pode ser simplesmente atribuída ao processo de crescimento.” (Gagné)
“Normalmente, consideram-se como aprendidas as mudanças de comportamento relativo permanentes, que não podem ser atribuídas à maturação, lesões ou alterações fisiológicas do organismo, mas que resultam da experiência.” (Sawrey e Telford)
aprendizagem significativa
Talvez a variável mais importante no processo de ensino que tenha por objetivo a consecução de uma aprendizagem significativa é a estrutura cognitiva do aluno.
Portanto, a atuação do professor, numa sala de aula, deverá estar primordialmente voltada à utilização daquelas estratégias que facilitem, para seus alunos a aquisição de uma estrutura cognitiva adequada, pelas quais os conceitos mais amplos das diversas disciplinas estejam