Estudos sobre discurso, enunciação, gênero e texto
1 – Superdestinatário
Discurso selecionado (propaganda de rádio):
Personagem: “Hoje eu acho que vou comprar uma bolsa da Second Life e uma calça da Pop Up Store. Pro Paulinho, eu acho que vou dar uma polo da Sérgio K. Ou será que eu dou um iPad da A2You? Ah, lá eu decido. E como eu vou levar a Aninha, a gente assiste a um filme no Cinemark, come no OutBack, e depois eu compro meu hidratante na Drogaria Iguatemi. Ah, não posso esquecer de comprar meu banco na TokStok! Nossa, quanta coisa! Só o Market Place pra ter tanta novidade!”
Narrador: “Market Place, onde você encontra o melhor da moda, lazer, gastronomia e tecnologia.”
O discurso selecionado foi retirado de uma propaganda veiculada na rádio Kiss FM, na cidade de São Paulo. O produto principal anunciado é o shopping Market Place, mas o anúncio também comunica outras marcas: Second Life, Pop Up Store, Sérgio K, iPad, A2You, Cinemark, OutBack, Drogaria Iguatemi e TokStok, todas presentes no shopping. Este fato leva a crer que o comercial foi realizado em uma parceria entre a administração do shopping e as lojas citadas no texto. Isso atenua em certa medida a microanálise apresentada a seguir, já que o objetivo da comunicação supostamente era trabalhar todas as marcas em apenas 30 segundos, e, partindo disso, não é difícil cair no pouco original roteiro apresentado. Nele, uma consumidora símbolo do público-alvo da campanha percorre diversas lojas do estabelecimento – as que concordaram em bancar a produção – e consome seus produtos, com muita felicidade e satisfação. Porém, intencionalmente ou por falta de criatividade, a simbologia deste texto é marcante. Ele reflete com exatidão a sociedade de consumo em que vivemos.
Para Bakhtin (Bakhtin, 1979 apud Fiorin, 2006), todo enunciado dirige-se a um destinatário imediato e também a um superdestinatário, cuja identidade varia de acordo com o contexto sócio-histórico da época em que é produzido. A sociedade