Sociologia
“Da tísica (doença pulmonar) dizem os médicos, que é fácil de curar e difícil de conhecer, mas com o correr dos tempos, se não for reconhecida e curada, torna-se fácil de conhecer e difícil de curar. Assim, são as coisas do estado...”
Temos que considerar o fato de que um problema seja ele doença ou qualquer outro tipo, fica mais fácil de resolver no início do que no meio ou no seu fim. E assim não seria diferente com os problemas que ocorre hoje envolvendo o Estado, podemos dizer que se os problemas envolvendo o Estado fossem de conhecimento de todos e desde o início as coisas seriam totalmente diferentes. Os problemas sócio-econômicos ficaram mais fáceis de resolver e com isso se não conseguíssemos resolver pelo menos poderíamos criar algumas medidas para tentar diminuir o seu tamanho.
Questão 1) Transcrição da carta para uma linguagem atual. (Lígia) Os príncipes ganham sempre bons presentes, que estão a sua altura, porém não encontrei entre minhas posses, nada além das experiências que adquiri ao longo da minha vida, e que agora remeto a Vossa Magnificência, reduzidas em pequeno volume como sendo um “Manual” obrigatório a qualquer pessoa que pretende ser, ou é, político, empresário, governante ou líder, assim sendo, qualquer pessoa que tenha a pretensão de obter algum poder, ou o já tenha.
Questão 2) “Assim são teus inimigos todos que se sentem ofendidos pelo fato de ocupares o principado; e também não pode conservar como amigos aqueles que te puseram ali...”. Explique esse sentimento maquiavélico e aplique-o em uma situação atual.
A dificuldade consiste nos principados novos, se não se trata de um principado inteiramente novo, as variações nascem principalmente de uma dificuldade comum a todos os principados novos. Os amigos se tornaram seus súditos. Os que antes eram seus amigos irão demorar a entender como passaram de amigos para súditos. Sendo assim, o novo Príncipe não