Estudos literários
CURSO: Letras/Espanhol
DISCIPLINA: Introdução aos Estudos Teóricos Literários I
RESENHA: AMORA, Antonio Soares. Breve História da Teoria Literária. In: Introdução à Teoria Literária. São Paulo: Cultrix, 1990. p.23-27.
Todo estudo de uma disciplina requer antes de qualquer coisa, rever o percurso histórico que a mesma se encontra, assim não se corre o risco de levantar problemas já resolvidos, propondo questões fora de sentido e já superadas.
Desde a antiguidade grega se discute o fato literário, sendo de fundamental importância, obras como a arte retórica e a arte poética, ambas de Aristóteles. Procurava-se fazer a distinção entre literatura e não-literatura e a formulação de preceitos para guiar os escritores para escreverem bem em todos os gêneros literários. Os latinos incorporam em seu modo de produzir literatura o modelo grego, alcançando méritos incontestáveis, como a arte poética de Horácio comparada à obra de Aristóteles.
No período da renascença houve uma ruptura com a produção literária da época e um avanço considerável do estudo da teoria literária, por causa do intenso interesse pelos temas do período da literatura grega e latina. Segundo soares, nesse período houve muito estudo do tema, mas pouca contribuição em termos de idéias novas ao que já estava presente.
No século xix a teoria da literatura se viu diante de temas inéditos, por causa da revolução literária, proposta pelo movimento romântico, estritamente anticlássica. O autor observa que a teoria literária deixa de ter finalidade preceptística e didática e passa a visar apenas o conhecimento dos fatos literários.
Uma contribuição significativa ao progresso da teoria literária veio do chamado cientificismo, pois teve ampliado seu campo de estudo, definindo melhor seu objeto de análise e sistematizando seus métodos de trabalho.com isso, alcança estatus de ciência interessada apenas no