Estudos Florísticos em Bonito-MS
Cassiane Ramos,
Josilaine Mendes,
Maria Lourdes Carvalho,
Silvana Lobato, Ranieli Rigo silvanalobato22sm@hotmail.com Faculdades Magsul
Resumo
No presente estudo foi realizado um levantamento botânico no município de Bonito, MS, com o objetivo de conhecer a flora local. O levantamento florístico foi conduzido como estudo de caso, sendo realizado o método de coleta aleatória e usando como critério as espécies com flor ou fruto.
Os taxas foram identificadas no laboratório de Botânica das Faculdades Magsul e encontram-se depositadas do herbário Pont.
O levantamento resultou em 20 indivíduos, pertencentes a 12 Famílias distintas. A Família Leguminosae foi a de maior riqueza, representada por quatro espécies.
Os resultados obtidos neste trabalho contribuíram para o conhecimento da Flora Sul-Mato-Grossense,reforçando a necessidade de conservação destas matas ribeirinhas.
Palavras chave: Bonito,Mato Grosso do Sul, Taxonomia, Levantamento Florístico
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS
A cidade de Bonito é um município sul-matogrossense, distante 295 km de Campo Grande a capital de Mato Grosso do Sul. Está localizado na encosta leste e norte da serra da Bodoquena, abrangendo grande parte dela, por onde corre a linha divisória de Porto Murtinho. É um dos municípios que servem de apoio ás regiões do Pantanal, servindo como portal de acesso ás fronteiras com o Paraguai e a Bolivia (www.bonito.ms.gov.br).
A cobertura vegetal do município é constituída, por uma vegetação que revela o domínio da savana (cerrado), com fisionomias arbóreas densas e gramíneo-lenhosa. Nas serras destacam-se as chamadas Matas Secas, Floresta Estacional Decidual. Matas Ciliares ou Ribeirinhas, associadas sempre a presença de solos férteis (www.gopantanal.com.br).
As Florestas sofreram grande impacto pela exploração e uso do solo. Hoje busca-se proteção dos remanescentes e a