ESTUDOS DISCIPLINARES V
Aluno(s):
DANIEL ARLEY VICENTE DA SILVA – RA: 1429478
POLO
ITAJUBÁ
2015
1
SUMÁRIO:
TRABALHO ESTUDOS DISCIPLINARES V........................PÁGINA 2
2
TRABALHO ESTUDOS DISCIPLINARES V
Como você interpreta a “reinvenção” da vida, proposta no refrão do poema pela autora?
Na minha interpretação o termo “reinvenção” proposto pela autora como buscar novas situações na realidade ou mesmo através da imaginação é uma reinvenção da realidade ou a criação de um mundo de metáforas, ou seja, imaginário. Reinventar é não se achar completo, posto que a completude só se da na morte. Necessitamos viver a vida e não passar por ela. Vamos reinventando nossa história. A necessidade de criar e recriar uma nova vida para assim não permanecer numa rotina constante.
Eu sinto que quando Cecília Meireles diz que "a vida só é possível reinventada", ela cita os sonhos como reinvenção da realidade. Nesse momento, transcende do real ao imaginário, levando consigo todo o peso da vida. Explique o sentido para a repetição do vocábulo “vida” no refrão: “Porque a vida, a vida, a vida,/ a vida só é possível/ reinventada”.
A expressão demonstra a reflexão do viver, essa repetição faz referência a uma meditação nas questões da vida, nas situações vividas no dia-dia, os problemas, as dificuldades, da a entender que a cada repetição do vocábulo a autora pensa no quanto as realidades batem a nossa porta constantemente e teremos que enfrentá-las.
Quando diz "a vida, a vida, a vida", isso nos transmite a real situação. O peso do dia a dia. As dificuldades ora vividas. E ela logo soluciona dizendo que " a vida só é possível reinventada", isso é , sonhada. Fazer mais leve o fardo levando a mente a um imaginário.